As baterias estacionárias são baterias de ciclo profundo, que possuem alta capacidade de descarga e oferecem corrente constante por um longo período de tempo. Ela é bastante parecida com baterias automotivas, mas foram feitas para o uso em equipamentos.
Desse modo, o uso mais comum das baterias estacionárias é em alarmes, sistema de som, linhas telefônicas, energia solar e eólica, monitoramento remoto, no breaks e outras aplicações que demandam energia elétrica por mais tempo em caso de emergências. Esse tipo de bateria proporciona segurança de fornecimento e acúmulo de energia necessária.
Hoje vamos explicar um pouco mais sobre o funcionamento da bateria estacionária, sobre sua segurança e trazer dicas para melhorar sua durabilidade. Boa leitura.
Diferente das baterias automotivas que precisam ficar em movimento para evitar que o ácido e a água se separem, as baterias estacionárias não apresentam esse problema e foram feitas para ficarem paradas se for necessário. Além disso, as baterias estacionárias suportam serem descarregadas em até oitenta por cento de sua capacidade e também aguentam ciclos de carga e descarga muito superiores às baterias automotivas.
As baterias estacionárias também não são nocivas à saude, ou seja, podem ficar no mesmo ambiente que as pessoas. Isso porque possuem um filtro que impede a liberação de gases tóxicos, sendo assim, o único gás liberado é apenas o hidrogênio. Entretanto, o ideal é que elas fiquem em locais com o mínimo de ventilação.
Ainda sobre o ambiente, as baterias estacionárias precisam de 25ºC como temperatura padrão de funcionamento e por isso, é importante que elas estejam em ambientes com ar condicionado que tenham sistema de energia para continuar funcionando em caso de queda de energia elétrica.
Apesar de terem longa durabilidade, as baterias estacionárias necessitam de alguns cuidados para terem sua vida útil prolongada. Confira:
Temperatura: as baterias são projetadas para trabalharem a 25°C. Mas às vezes, quando expostas a ambientes com temperatura superior, então as reações químicas existentes no interior da bateria aceleram, e com isso, a degradação das placas, perda de água e corrosão acontecem mais rápido, fazendo com que a bateria tenha sua vida útil reduzida na ordem de 50% para cada 10°C acima dos 25°C. Então é fundamental respeitar a temperatura para uma boa durabilidade.
Respeite a tensão de flutuação: tensões abaixo da mínima estabelecida causam a sulfatação das placas das baterias. A sulfatação é quando a bateria não “segura” mais carga, causando a redução da vida útil. Assim como tensões acima da máxima estabelecida causam a sobrecarga das baterias e morte prematura.
Faça manutenções periódicas: é imprescindível que as manutenções sejam feitas na periodicidade recomendada pelo fabricante. Existem 3 tipos de manutenções: trimestrais, semestrais e anuais.
Seguindo todas as recomendações acima, certamente você terá uma bateria com vida útil estendida, otimizada e prolongada. Desse modo, você economiza e evita desperdícios de componentes.
Aproveite para conhecer as baterias da UNIPOWER. Somos líderes no mercado de soluções em energia.