As baterias no geral são itens de extrema importância no nosso dia a dia, estando presentes em diversos dispositivos eletrônicos indispensáveis de uso diário. Apesar da grande utilidade, elas ainda são fabricadas com alguns componentes que podem ser prejudiciais ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente. Por isso, é fundamental seguir o descarte correto de baterias.
Para ajudar a entender melhor o porquê é importante e como realizar o descarte, preparamos este material. Confira abaixo e boa leitura.
Antes de mais nada, vamos entender como o descarte incorreto pode prejudicar tanto o meio-ambiente quanto sua saúde.
Objetos com componentes tóxicos e metais pesados, como o chumbo, liberam esse material se expostos a locais inadequados, assim acabam contaminando o ar.
Quando descartados em locais inadequados as baterias também contaminam o solo e água. Os elementos químicos que compõem elas vazam e invadem o solo, chegando aos lençóis freáticos e entram no ciclo da água. Dessa maneira, acabam contaminando a flora e a fauna, bem como chegam no nosso consumo.
Quando chegam ao contato com o ser humano, os elementos químicos das baterias podem trazer sérios problemas. Eles afetam o sistema nervoso central e órgãos, como os rins, o fígado e os pulmões, e ainda também podem causar danos neurológicos, como o déficit de atenção. Os resíduos podem chegar ao organismo através do ar e da água ou alimentos contaminados.
O primeiro passo para realizar o descarte correto de baterias é armazená-las separadamente de outros materiais que vão para o lixo. Além disso, embale elas com um saco plástico para evitar vazamentos e contato com o ambiente. Em seguida, você deve se informar sobre locais de coleta de baterias.
Essas baterias passam por um processo, e o material que pode ser reciclado acaba sendo reutilizado, promovendo a sustentabilidade.
Muitas cidades possuem pontos de coleta para lixo eletrônico, pilhas e baterias. Dessa maneira, procure saber se existe um desse na sua cidade e encaminhe as baterias para o descarte correto.
A Lei nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010 determina que fabricantes e distribuidores de pilhas e baterias façam a coleta e encaminhem para o descarte correto. Contudo, os usuários das baterias ainda são responsáveis por contribuir nesta dinâmica, levando-as para os locais de coleta.
Nas baterias de chumbo, 100% do material é reciclado, incluindo partes como gabinete plástico e terminais metálicos. No caso das baterias de lítio, depende do tipo de aplicação que foi usada. Baterias portáteis para telefone, por exemplo, possuem um índice de reciclagem diferente de uma bateria VRLA.
Mas, no geral, é possível fazer a reciclagem das baterias. Elas passam por um processo, e o material que pode ser reciclado acaba sendo reutilizado, promovendo a sustentabilidade.
A Unipower está alinhada e comprometida com a Resolução CONAMA 401/ 2008, dessa maneira realiza a destinação ambientalmente adequada de baterias após o seu esgotamento energético por meio do Programa UNICOBA Sustentável de Logística Reversa.
Ao final da vida útil da bateria, entre em contato com a UNICOBA para o processamento de dados, agendamento de coleta e o envio das instruções das emissões da Nota Fiscal de Simples Remessa e do MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR).
Assim, a UNICOBA assegura um atendimento exclusivo durante todo o processo de descarte da bateria. E após o processamento da reciclagem, realizado por uma empresa parceira e homologada, o cliente recebe o Certificado de Destinação Final em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305).